quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dramatização da História " A Borracha Cansada" de António Torrado











Nos dias 22 e 23 de Outubro o escritor António Torrado visitou o Centro Escolar Dr. Manuel Costa Brandão . Um grupo de alunos da nossa turma fez a dramatização da seguinte história :

"A Borracha Cansada" ( Texto adaptado)
Na sala de espera de um consultório estava um lápis aos soluços e a desenhar linhas tracejadas.
Veio depois uma régua que tinha perdido os centímetros e de seguida uma caixa de lápis de cor muito combalida.
Finalmente chegou o médico:
Médico – Quem está primeiro para a consulta?
Lápis de cor – Somos nós Sr. Doutor. Já temos consulta marcada há muito tempo!
Médico – Então o que é que se passa?
Lápis de cor – Estamos a perder a cor Sr. Doutor.
Médico – Vão levar vitaminas para voltarem a ganhar cor como dantes. Façam exercício primeiro pouco e leve e depois com mais força.
Lápis de cor – Obrigado Sr. Doutor.
Médico – O paciente seguinte!... ( Entra a régua sem Centímetros)
Médico – Então, que se passa contigo?
Régua – Estou gasta! Estou a perder os centímetros.
Médico – Vais levar o lápis contigo. Ele irá avivar-te os centímetros e tu vais ensinar-lhe a desenhar a direito. Agora sentai-vos e descansai um pouco.
Entra a borracha e diz:
Borracha- Sinto-me tão cansada! Eu é que tenho de apagar as asneiras que o Sr. Lápis faz.
Lápis – A D. Borracha está a meter-se comigo. Às vezes você também comete asneiras, apaga e não devia fazê-lo. Depois cá estou eu para escrever de novo!
Médico – Acabemos com a conversa. Eu sei que a Sr.ª apagou imenso e uma vida inteira a apagar esgota qualquer um.
Borracha – Não aprendi a fazer outra coisa (muito queixosa)
Médico – Pois agora descanse que está com um esgotamento. Precisa de férias. A Senhora está num risco muito grande.
Borracha – Risco grande? Isso para mim não era nada.
Médico – Resguarde-se. É um aviso, se não apaga-se de vez.
Borracha – Que horror! (Deita a cabeça na secretária a descansar e de vez em quando vai apagando um risco que o Dr. faz)
Médico – (virado para a plateia) Vão ver que qualquer dia a D. Borracha já está boa outra vez!



Somos os alunos do 1º ano, turma 1 do Centro Escolar Dr. Manuel Costa Brandão


Estivemos a fazer os nossos retratos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário